Audiografias e Podcasts

Neste breve textos iremos detalhar minimamente a proposta de produção de pequenos podcasts entre 5 e 10 min (se quiserem pode ser um pouco mais) sobre um tema ou problemática de pesquisa realizada anteriormente. Assim, a criação do roteiro do podcast\ audiografia será feita a partir dos marteriais de pesquisa.

Estrutura básica:

a) Introdução – onde vocês apresentam a problemática da pesquisa, e justificam a escolha de tal problemática. Podem fazer sobre as hipóteses e saberes prévios que já tinham em mente antes da realização da pesquisa.

Vale destacar uma vez mais, que a justificativa é importante para vocês próprios entenderem as razões que fizeram você escolher a problemática da pesquisa elaborada pelo grupo de pesquisa, e para buscar dar um maior sentido para o estudo desta mesma problemática..

b) Desenvolvimento – Nesta parte a ideia é apresentar a pesquisa propriamente dita, tratando dos tópicos e temas estudados na busca de resolver a problemática da pesquisa, sempre citando os textos criados para o roteito e com base na pesquisa e eventualmente outras fontes de pesquisa que no podcast\ audiografia que vocês queiram utilizar.

c) Conclusão – No fechamento vocês podem tentar explicitar, resumir o que vocês aprenderam com o exercício, apontando para possíveis caminhos de resposta\ solução da problemática, ou da impossibilidade de responde-lá a contento. 

Exemplos

Segue uma playlist de podcasts realizados por estudantes do Ensino Médio, orientados por nossa metodologia:

Deixamos também como exemplo da produção de podcasts, uma pequena sequência de faixas que tratam da metodologia da Pesquisa como Princípio Educativo tal como é trabalhada por nós.

Para este exemplo deixamos também aqui, o link para o texto que serviu de roteiro para a gravação do podcast.

Aspectos técnicos

– Como visto acima, sugerirmos que o podcast seja dividido em 3 partes, e ter isso em mente já facilita a montagem.

– A ideia é que vocês possam editar o material usando trilha sonora e/ou efeitos sonoros.

– Vocês podem criar uma vinheta se quiserem.

– Para ajudar nessa parte técnica podemos, se necessário montar um grupo de apoio (de estudantes cujo trabalho será esse, uma equipe técnica de apoio à montagem dos materiais – com estudantes que tenham facilidade e curtam esse lado mais técnico das coisas. A avaliação destes(as) será sobre o apoio prestado aos demais grupos.

Software de edição:

– Como sugestão de software para ser usado gratuitamente, para a edição do material, apontamos o software Reaper.

– Fiquem a vontade para utilizar outros com os quais estejam mais familiarizados.

– Primeiro vocês preparam os textos para cada uma das três partes do programa para preparar a gravação.

– A sugestão que vocês gravem os áudios com celulares (em locais silenciosos) para facilitar o processo.

– A divulgação pode ser feita em canais fechado, pois dependendo dos materiais de trilhas sonoras que vocês utilizarem não é possível usar o youtube ou outras plataformas semelhantes (por conta de questões relacionadas a direitos legais). 

Deixe um comentário