Jogos de tabuleiro com temática histórica

A criação de jogos de tabuleiro pode ser uma atividade muito divertida, e com a qual podemos aprender muito sobre as mais diversas áreas do conhecimento. Como exemplo disso podemos pensar em jogos de tabuleiro com temáticas históricas.

Primeiramente precisamos refletir e pensar na estrutura do jogo, antes mesmo de pensarmos no conteúdo de História relacionado ao jogo. Para esse aspecto de conteúdo histórico faremos outra postagem. O método escolhido e utilizado por nós aqui para pensarmos está questão da estrutura do jogo é o Quest 3×4.

Definição de Quest: a quest no contexto que estamos trabalhando aqui é a mistura entre os elementos da história/ missão/ aventura/ objetivo do jogo com as mecânicas escolhidas para operacionalizar o jogo.

Elementos da Quest:

  1. Espaço
  2. Atores
  3. Itens
  4. Desafios

No que diz respeito ao Espaço, estaremos tratando especificamente dos tipos de tabuleiros.

1 –  Tipo de tabuleiro:

1.1 – Progressão – sei de onde saio, sei para onde vou. O modelo deste tipo de tabuleiro pode ser com início e fim, ou em formato de circuíto. Banco Imobiliário, Jogo da Vida, dentre outros são exemplos.

1.2 – Exploração – mundo aberto que podemos (e/ou devemos) explorar.

1.3 – Combate – cenário a ser conquistado.

2 – Atores

2.1 – Marcadores – YAH – You are here. É o clássico “peão”, que indica onde o jogador se localiza no tabuleiro (e no jogo).

2.2 – Personagens – tem características física, emocionais, psicológicas, históricas, dentre outras escolhidas pelos criadores do jogo.Tais características devem ter ônus e bônus. Estas características são fixas, não se alteram ao longo do jogo.

2.3 – RPG Like (Tipo RPG) – Têm características (físicas, emocionais, psicológicas, dentre outras) que podem se modificar ao longo do jogo por meio de evoluções e de regressões.

3 – Itens

3.1 – Powers Up – objetos de uso imediato e temporários.

3.2 – Inventário – objetos colecionáveis de uso tático.

3.3 – Status – indicadores de situações do andamento do jogo, e indicadores da situação de vida, energia e outros elementos dos personagens.

4 – Desafios

4.1 – Kill quest – O objetivo neste tipo de jogo é eliminar algo.

4.2 – Coop Quest – O objetivo aqui é a cooperação. Podemos ter todos(as) cooperando por um mesmo objetivo, ou todos(as) contra outro(a) jogador.

4.3 – Sedex Quest – O objetivo nesta modalidade é transportar um (ou mais) objeto(s) de um ponto a outro no tabuleiro.

No link abaixo você encontra materiais relacionados ao método aqui proposto, para iniciar no mundo dos jogos de tabuleiro:

Clique aqui!

Segue também a referência para o excelente livro que utilizamos para essa postagem:

LA CARRETTA, Marcelo. Como Fazer Jogos de Tabuleiro: Manual Prático. Editora Appris, 2020.

Saiba mais no site do autor: clique aqui.

Deixe um comentário