Formato de avaliação.
Nossa proposta é de uma avaliação que seja processual, além de atitudinal e conceitual (relativa a conteúdos trabalhados durante o processo).
Importante ressaltar também que consideramos imprescindível que tal avaliação inclua um parecer descritivo individualizado para cada estudante.
Sugerimos o formato do parecer avaliativo, disponível no link abaixo. Trata-se de um documento utilizado na EJA/ PMF (em 2023):
Também consideramos fundamental que o processo avaliativo contemple atividades de autoavaliação dos(as) estudantes. Tais autoavaliações podem ser individuais e/ou coletivas (quanto relacionadas a trabalho realizados em grupo).
Para a autoavaliação dos(as) estudantes escolhemos utilizar o mesmo documento utilizado pelos(as) professores para o parecer dos(as) estudantes. A utilização do mesmo documento explicita aos estudantes os critérios utilizados pelos(as) professores para a avaliação dos(as) estudantes.
A ordem das etapas do ciclo avaliação seria:
1 – Parecer (cujo modelo é o do link acima) dos(as) professores sobre as pesquisas e o processo de cada estudantes. Preenchido por pelo menos 2 professores. Somente dos estudantes que concluíram a pesquisa.
2 – Socializar e explicar para os(as) estudantes os critérios da avaliação (presentes no formulário).
3 – Realizar com os estudantes a autoavaliação individual no caderno de diário dos(as) estudantes, e dar retorno por escrito no diário.
4 – Avaliação coletiva do grupo de pesquisa (para ser registrada no caderno de pesquisa) somente para quem concluiu a pesquisa.
5 – Retorno dos(as) professores da autoavaliação. Para os(as) estudantes que não tem grandes dificuldades, o feedback da autoavaliação pode ser apenas por escrito no diário, mas para aqueles que têm mais dificuldades podemos fazer um retorno em forma de conversa individualizada.
Acreditamos se tratar de um ciclo de avaliação bastante completo que inclui o parecer descritivo (centro da avaliação) combinado com a autoavaliação coletiva (de grupo), com a autoavaliação individual do(a) estudante e o retorno por parte dos(as) professores(as).

Deixe um comentário