A Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Prefeitura de Florianópolis trabalha a mais de 20 anos com a Pesquisa como Princípio Educativo. Na EJA as pesquisas são elaboradas a partir de problemáticas (problemas de pesquisa) criados pelos(as) estudantes a partir de interesse e\ou necessidades deles(as) próprios. Não há interferência dos(as) professores(as) nas escolhas feitas pelos(as) estudantes. São pesquisa livres. Contudo, fora da EJA, é possível adaptar esse princípio educativo para pesquisas que tenham temáticas um pouco mais dirigidas – pesquisas que orbitem em universos “temáticos” mais delimitados. Pensemos como exemplo, a história das mulheres, das ciências, ou dos povos originários do Brasil; ou ainda de temas mais específicos, como a vida marinha, ou uma etnia humana específica. Enfim, não há limites para a imaginação.
Segue abaixo um detalhamento do que na EJA\PMF consuma-se muitas vezes chamar de “primeiros passos da pesquisa”. São elementos de formulação de um projeto de pesquisa tal como ocorre na EJA. Mas esses primeiros passos são incompletos, pois tratam sobretudo dos conteúdos conceituais da pesquisa. Na sequencia apresentamos também esquemas relacionados a conteúdos procedimentais, e atitudinais para Pesquisa como Princípio Educativo. Todo o material utilizado aqui é feito com base em publicações da EJA\PMF para formação de seus(as) professores(as).]
Abaixo estão outros esquemas gráficos, que tratam mais especificamente de conteúdos que são procedimentais (técnicas de estudo) e atitudinais (de atitudes, de práticas de grupo, de organização e postura pessoal do\a estudante diante da pesquisa).
O material está dividido em seis tópicos centrais: 1 – problemática (tratado mais acima) seguido de, 2 – planejamento, 3 – coleta de dados, 4 – análise do dados, 5 – produção de materiais e 6 – socialização da pesquisa. Todos os esquemas mostram didaticamente possibilidades de percurso e de desdobramentos que cada um dos eixos centrais em foco. Vale destaca que estes percursos podem ser adaptados para cada contexto. A Pesquisa como Princípio Educativo é antes de tudo a liberdade de criarmos nossos caminhos diante dos diferentes contexto onde estamos inseridos.
II – Planejamento da pesquisa

3 – Coleta de dados

4 – Análise dos dados

5 – Produção de materiais

6 – Socialização da pesquisa

