No princípio era a pesquisa…
A frase acima pode ser facilmente nosso lema. A pesquisa como princípio educativo é uma metodologia inovadora, revolucionária e libertária. Ela permite a reorganização de nossas relações por meio do foco em nossos reais interesses e necessidades. Trata-se de uma construção coletiva, potencialmente comunitária. É uma ressignificação da própria palavra educação e do sentido da escola . É uma forma de responder a famigerdada pergunta, sem a qual a escola não faz sentido algum:
Para qual tipo de sociedade queremos educar a nós mesmos e aos jovens e crianças?
Não existe regra fixa para o exercício da pesquisa como princípio educativo, e como organizador do trabalho pedagógico. Mas como apoio didático, listamos alguns tópicos fundamentais para o entendimento desta metodologia.
- Esquema de um ciclo de pesquisas. Neste tópico oferecemos uma visão geral de um ciclo de pesquisa. Partindo da metodologia de formulação de projetos de pesquisa, até esquemas gerais de organização do próprio projeto, e do clico como um todo.
- Roteiro inicial de um projeto de pesquisa. Aqui focamos nos passos iniciais de formatação do projeto.
- Como assim, perguntar? A pesquisa como princípio educativo tem como eixo articulador a formulação de perguntas de pesquisa (problemáticas). Neste tópico fazemos algumas reflexões e proposições no sentido de facilitar o percurso de elucidar aos estudantes que estamos antes de tudo em busca de perguntas, e não de respostas prontas.
- Mapas conceituais. Trata-se de um posso metodológico importante: a criação de roteiros de pesquisa na busca de solucionar as problemáticas de pesquisa.
- Conclusão da pesquisa. Momento de síntese e elaboração de textos autorais para os tópicos do mapa conceitual, e a redação de considerações finais da pesquisa (incluindo a tentativa de responder a problemática).
- Socialização final da pesquisa. Reflexão sobre a produção de produtos finais da pesquisa, como modo de socialização e comunicação dos resultados da pesquisa.
- Ciclo de avaliação. Proposta de modelo de avaliação, composto por etapas que envolvem parecer descritivo do(a) estudante, autoavaliação coletiva e individual.
